segunda-feira, 9 de maio de 2011

AVALIAÇÃO


A avaliação é uma prática que permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Para que ela alcance sua finalidade, é necessário conhecer  o  potencial  de  aprendizagem  que  o  aluno  possui  e  os avanços que alcança em relação ao próprio desempenho, antes de compará-lo com os outros alunos.
O  aluno  pode  ter  características  de aprendizagem diferentes das quais o professor está acostumado a lidar, o que vai lhe requerer atenção especial, assim, é importante:
- que  o  professor  esteja  constantemente  atento  para identificar que conhecimento o aluno já dispõe (relacionados com  o  tema  de  cada  unidade  de  conteúdo)  e  que necessidades especiais apresenta.
- que o professor, baseando-se em sua experiência cotidiana, crie  formas  alternativas  de  ensinar,  que  respondam  às necessidades identificadas,  sem  sair  de  sua  rotina  com  o grupo.
- que o professor se utilize continuamente da avaliação para identificar o que precisa ser ajustado no processo de ensinar.
Se o professor é aquele que organiza a prática pedagógica com o  conhecimento,  afeto  e  experiência,  então,  a avaliação  é  o momento  de  o  aluno manifestar  suas aprendizagens, suas ajudas e suas conquistas. Por outro lado, não podemos esquecer a importância da família, da escola  e  da  comunidade  para  o  sucesso  do  processo  ensino-aprendizagem.


COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, Á.
Desenvolvimento Psicológico: Necessidades
Educativas  Especiais  e  Aprendizagem  Escolar.
V.3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

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