A avaliação é uma prática que permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Para que ela alcance sua finalidade, é necessário conhecer o potencial de aprendizagem que o aluno possui e os avanços que alcança em relação ao próprio desempenho, antes de compará-lo com os outros alunos.
O aluno pode ter características de aprendizagem diferentes das quais o professor está acostumado a lidar, o que vai lhe requerer atenção especial, assim, é importante:
- que o professor esteja constantemente atento para identificar que conhecimento o aluno já dispõe (relacionados com o tema de cada unidade de conteúdo) e que necessidades especiais apresenta.
- que o professor, baseando-se em sua experiência cotidiana, crie formas alternativas de ensinar, que respondam às necessidades identificadas, sem sair de sua rotina com o grupo.
- que o professor se utilize continuamente da avaliação para identificar o que precisa ser ajustado no processo de ensinar.
Se o professor é aquele que organiza a prática pedagógica com o conhecimento, afeto e experiência, então, a avaliação é o momento de o aluno manifestar suas aprendizagens, suas ajudas e suas conquistas. Por outro lado, não podemos esquecer a importância da família, da escola e da comunidade para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, Á.
Desenvolvimento Psicológico: Necessidades
Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar.
V.3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
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